A função PROCV também conhecida como VLOOKUP na versão inglês do Excel encontra-se no grupo de “funções de pesquisa e referência”, e é uma das principais formas de “pesquisa VERTICAL”, ou seja, a varredura dos dados é efetuada segundo esta orientação.
A sua importância se resume na busca de dados, a partir de fontes internas (mesma planilha) ou externas (planilhas distintas).
1. Sintaxe
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_indice_coluna;[procurar_intervalo])
- valor_procurado: valor a ser pesquisado. (Argumento obrigatório)
- matriz_tabela: matriz que contém os intervalos de pesquisa e de retorno. (Argumento obrigatório)
- núm_indice_coluna: número da coluna que contém o valor de retorno, contando como 1 a partir da coluna de pesquisa, ou seja, coluna mais a esquerda da matriz_tabela (Argumento obrigatório)
- procurar_intervalo: é referente a uma correspondência exata ou aproximada retornada, sendo FALSO exata (0), e VERDADEIRO aproximada (1). Caso não se insira nenhum valor a este campo o Excel assume como padrão 1 (VERDADEIRO). (Argumento facultativo)
Obs.: O valor pesquisado deve ser pareado ao intervalo de pesquisa, sendo os valores de busca da esquerda para direita.
2. Aplicação
A aplicação será demonstrada através de um case simples, mas bem explorado e detalhado.
Uma escola possui uma planilha com as notas dos alunos, e deseja-se consultar o boletim de um aluno em específico.
Partindo-se do exemplo supracitado, vamos olhar atentamente ao esquema logo abaixo.
$B$5 = valor_procurado, célula na aba “Aluno” com o valor João.
Classe!$B4$:$G$8 = matriz_tabela, intervalo que contém a coluna “Aluno” (mais a esquerda) e as demais colunas que temos interesse em pesquisar (Nota1, Nota 2, Nota 3, Média e Status) na aba “Classe”
C$2 = núm_indice_coluna, é a posição da coluna a ser pesquisada de acordo com a matriz_tabela (Nota 1, Nota 2, Nota 3, Média e Status).
0 = [procurar_intervalo], como queremos obter o valor exato dos nomes dos alunos, aplicamos a este campo o valor 0 (zero), mas lembre-se que poderíamos escrever “FALSO” também.
Obs.: Note que os números de 1 a 6 na linha 2, foram utilizados como um facilitar para referenciar as posições das colunas.
Disponibilizo logo baixo o exemplo para download.
Bons estudos e espero que tenham gostado!