Aprenda a utilizar a função SE (IF)

A função SE também conhecida como IF na versão inglês do Excel encontra-se no grupo de “funções lógicas” e é uma das mais importante em se tratando de comparações entre parâmetros para se obter uma resposta do tipo VERDADEIRO ou FALSO, e orientar este resultado a uma ação, seja com a execução de uma função ou retorno de um valor numérico ou texto.

A infinidade de situações que a função SE pode ser aplicada torná-la uma das mais versáteis no Excel, não conseguimos imaginar uma modelagem matemática sem o uso desta função, ou melhor, no nosso cotidiano vivemos repleto de condicionais, em que cada decisão reflete em um resultado, seja no trânsito, na empresa ou na vida pessoal, sendo assim, inconsistentemente aplicamos esta função.

1. Sintaxe

SE(teste_lógico;condição_se_verdadeiro;condição_se_falso)

    • teste_lógico: comparação entre parâmetros. (Argumento obrigatório)
    • condição_se_verdadeiro: ação a ser retornada caso o teste lógico resultar em verdadeiro. (Argumento facultativo)
    • condição_se_falso: ação a ser retornada caso o teste lógico resultar em falso (Argumento facultativo)

Obs.: Caso o usuário não defina, condição_se_verdadeiro e/ou condição_se_falso, o Excel atribuirá ao argumento ausente o valor de VERDADEIRO ou FALSO.

2. Aplicação

Através de um exemplo bem completo iremos percorrer as formas de aplicação da função SE em conjunto com outras funções.

Imagine uma calculadora de IMC (Índice de massa corporal) para adultos entre 20 e 65 anos, no qual, possui como parâmetros de calculo o peso e a altura do indivíduo…Agora, deseja-se correlacionar o valor do IMC à categoria correspondente, que por sua vez esta é dividida em faixas de valores (limite inferior e superior), conforme tabela da OMS (Organização Mundial de Saúde). Com que função poderíamos resolver este problema?

Certamente a primeira resposta que pensaríamos seria a aplicação da função SE, visto que, a mesma através de uma comparação entre parâmetros (teste lógico) retorna uma resposta do tipo VERDADEIRO ou FALSO, em que pode-se atribuir uma ação para cada um dos casos .

imc_funca_se

Obs.: Aninhamento no Excel é a utilização de uma função para ancorar outras funções, ou seja, os argumentos de uma função são preenchidos com outras funções.

Célula C6

SE cálculo do IMC, C3/C4^2 retornar um “erro”, avaliado pela função ÉERRO, o resultado será do tipo VERDADEIRO e condição_se_verdadeiro mostrará “Digite os parâmetros”, este erro poderá ocorrer se C4 estiver vazio (divisão por zero) ou se inserirmos valores inválidos nos campos do peso e altura, como por exemplo, texto.

Caso os valores nas células peso e altura estiverem de acordo, não teremos um erro, sendo assim, o valor será do tipo FALSO, e o IMC calculado normalmente, pela condição_se_falso C3/C4^2.

Célula C7

Existe um aninhamento de 8 funções SE, caso qualquer uma destas tiverem as condições atendidas, resultará em um valor do tipo VERDADEIRO , no qual, retornará o nome da categoria correspondente.

No exemplo acima a categoria “Obesidade de grau I” é atendida pela seguinte condicional, E($C$6>=$C$17;$C$6<=$D$17), lê-se:”valor do ICM (31,4) maior ou igual ao valor do “Limite Inferior” (30,00) e valor do ICM (31,4) menor ou igual ao “Limite Superior (34,99), com isso,  condição_se_verdadeiro será $B$17, que é o nome da categoria em questão.

Caso não exista um valor de IMC, o resultado será do tipo FALSO e condição_se_falso apresentará o valor, “” (vazio)

Fique Atento! Repare que os aninhamentos foram fechados ao final da fórmula, é comum o erro de “fechar” a função SE no meio do “caminho”.

Obs.: Aninhamentos de muitas funções nunca é uma prática recomendada, visto que, torna o modelo poluído e prejudica a interpretação do usuário quanto ao entendimento da formula, busque sempre outras alternativas quando possível. Nas versões anteriores ao Excel 2007 era somente permitido aninhar até 7 funções, atualmente é permitido até 64.

Disponibilizo logo abaixo o exemplo para download.

downloadBons estudos e espero que tenham gostado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: