Tabela Periódica Interativa com o Wikipédia

A tabela periódica é essencial para entendermos as propriedades físico-químicas dos elementos, tais como, ponto de fusão, ebulição, densidade, eletronegatividade, volume atômico e etc.

O conjunto de propriedades do elemento define a sua aplicação, por exemplo, em uma lâmpada, o filamento geralmente é de tungstênio (W), já que este possui um ponto de fusão elevado, em uma prótese óssea, utiliza-se o titânio (Ti), devido a sua baixa densidade e uma boa aceitação no organismo, e para a confecção de um termômetro, o mercúrio (Hg), visto que, é um metal líquido que expande com pequenas variações de temperatura.

Como podemos perceber a tabela periódica é um guia que permite especialistas decidirem quais os melhores elementos químicos para determinada finalidade ou aplicação, seja em uma reação química para gerar um subproduto ou para atender requisitos na fabricação de um produto.

1. História da Tabela Periódica

A ideia de uma tabela periódica surgiu com Johann Wolfgang Döbereiner em 1817 com a “Lei das tríades”, agrupamento três a três dos elementos, conforme determinadas semelhanças com as massas atômicas. Em meados do século XVIII surgiram outras formas de classificação da tabela periódica, como por exemplo, “Parafuso Telúrio” e “Lei das Oitavas”, que mais adiante vieram a ser descontinuadas devido a uma série de deficiências, mas serviram de apoio para Julius Lothar Meyer e Dmitri Ivanovitch Mendeleev que trabalharam independentemente e chegaram a modelos muito próximos um do outro, considerando que as propriedades dos elementos químicos é função de sua massa atômica e que elementos não descobertos teriam espaços vazios reservados.

A tabela periódica utilizada atualmente sofreu pequenos ajustes no modelo proposto por Mendeleev, estes ajustes foram efetuados por Henry G. L. Moseley, que definiu a real identidade do elemento químico, baseando-se no número atômico (carga nuclear do átomo) e não mais na massa atômica.

tabela-periodica-mendeleev-1869
Figura 1 – Tabela Periódica proposta por Mendeleev em 1869, com lacunas para inclusão de futuros elementos descobertos.

 

tabela_periodica_atual
Figura 2 – Modelo de Tabela Periódica utilizada atualmente.

2. Tabela Periódica Interativa em Excel

Com o intuito de auxiliar alunos e professores com ferramentas digitais, disponibilizo uma tabela periódica em Excel, que lhe permitirá consultar os elementos químicos com um simples clique, redirecionando para página do Wikipédia deste, para maiores detalhes e informações. Sendo assim, é necessário acesso a Internet para tal interatividade.

tabela_periodica_academicos
Figura 3 – Tabela Periódica interativa vinculada com o Wikipédia.

downloadBons estudos e espero que tenham gostado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: