A formatação personalizada de números é um assunto que muitos desconhecem, mas é extremamente útil em se tratando de padronização, limpeza e organização de dados numéricos em uma planilha.
A partir de um melhor entendimento da estrutura de formatação personalizada e conhecendo a lógica do código aplicado, será possível construir formatos únicos e exclusivos, que atendam diferentes necessidades e gostos.
Acessando a caixa de diálogo Formatar Célula
Antes de mais nada ensinarei 3 formas diferentes para acessar a caixa de diálogo, Formatar Células, ambiente que detalharemos a questão da formatação personaliza.

1º Modo
Clique com o botão direto do cursor do mouse na região em que deseja-se formatar.

2º Modo
O Excel possui uma vasta lista de atalhos, e o atalho para esta caixa de diálogo é: Ctrl + 1.
3º Modo
No grupo Página Inicial, guia Números existe uma alça de acesso que expande a caixa de diálogo, Formatar Células, para mais opções. Devemos lembrar que o Excel exibe nas guias os recursos mais usuais, sendo assim, este tipo de alça aparecerá em outros locais.

Formatação Personalizada
Na caixa de diálogo, Formatar Células, focaremos as nossas atenções na aba Número e na Categoria Personalizado, no qual, entenderemos a formação do código, para customizarmos ou construirmos os nossos próprios.

Primeiro devemos ter em mente que todo código de formatação personalizada possui a seguinte estrutura, com os trechos separados por “;”(ponto e vírgula):
Valores Positivos; Valores Negativos ;Valores Nulos; Texto
- Caso preencha somente o trecho Valores Positivo, a configuração será replicada para os trechos Valores Positivos, Negativos e Nulos
- Caso preencha dois trechos, o primeiro será aplicado aos Valores Positivos e Nulos e o segundo aos Valores Negativos.
- Caso preencha três trechos, as configurações serão aplicadas na seguinte ordem, Valores Positivos, Negativos e Nulos.
- Caso utilize além dos três trechos, o quarto será reservado para uma configuração de texto.
Obs.: Lembre-se também que no código, “,”(vírgula) significa separador decimal e “.”(ponto) separador de milhar, no padrão português, visto que, no inglês é o contrário.
Caso queira alterar esta configuração siga:
Menu Arquivo → Opções → Avançado → Usar separadores de sistema

Após conhecer a estrutura de formatação personaliza, o próximo passo será entender o papel de cada código, ou seja, os caracteres (Símbolo) e combinações destes, sendo assim, montamos a seguinte tabela.

Com o conceito de estrutura de formatação personalizada somado aos códigos aprendidos, será possível construir diversos tipos de formatação.
Disponibilizo a seguir para download a tabela com os exemplos apresentados.
Espero que tenham gostado, bons estudos!
Olá Carlos, em versão anterior do Excel, o formato “separador de milhares” também colocava os negativos entre parêntesis, por exemplo (10.000,00). Na verdade, era o formato contábil (é assim que as contabilidades apresentam negativo/positivo). Agora o “contábil” ficou igual a “moeda”.
Agora, não existe nenhuma formatação prévia que apresente números assim. Há alguma forma de adicionar – permanentemente – este formato ao Excel, sem ter que criar novamente em cada planilha que se cria?
Muito Obrigado! Bacana, nunca testei. Vou investigar e adicionar uma nota sobre o seu problema, pode ser que outras pessoas tenham a mesma dúvida.
Boa tarde Eugênio,
Uma forma que encontrei para resolver o seu problema é criar a formatação contábil, no Personalizado:
#.##0,00,(#.##0,00)
E após isso salvar o arquivo como Modelo do Excel, extensão .xltx, com isso qualquer outra Excel que o senhor abrir em sua máquina virá com este formato pré-carregado.
Espero que tenha lhe ajudo.