Ranqueamento em Excel

O ranqueamento em Excel é uma das necessidades mais corriqueiras em se tratando de análises diversas, ela consiste na ordenação crescente ou decrescente de valores para se extrair uma priorização ou relevância nas informações, podendo ser estas em forma de consumo, venda, faturamento ou outros parâmetros quantitativos, ou seja, que podem ser mensurados.

Por exemplo, quando se pede um relatório dos TOP 10 em vendas, entende-se que é o rank dos 10 Clientes mais importantes da empresa nas vendas, sendo assim, as informações usualmente são ordenadas de forma decrescente, do maior para o menor. No entanto, em uma competição de corrida, quando se solicita o rank dos menores tempos, esta informação normalmente é ordenada de forma crescente, do menor para o maior.

O ranqueamento pode ser apresentado não somente em forma de tabelas, mas também comumente em gráficos de barras verticais ou horizontais, e com isso, podendo compor um Painel de Resultados ou Dashboards.

Ranqueamento

Para exemplificar as técnicas de ranqueamento iremos montar um relatório dos TOP 10 em vendas/ano de uma empresa X, mas para isso utilizaremos a seguinte base de dados e fórmulas.

ClientesxVendas1
Figura 1 – Base de dados das vendas anuais por Cliente

Fórmula para ordenação decrescente de valores:

=MAIOR(Intervalo_Valor;Numero_Posicao)

Fórmula para associar o valor ordenado ao respectivo Cliente:

=ÍNDICE(Matriz;CORRESP(Valor_Venda; Intervalo_Valor;0);Coluna_Matriz)

Para entendermos um pouco melhor a aplicação desta fórmula vamos observar o esquema logo a seguir.

RankClientes
Figura 2 – Esquema dos parâmetros pertencentes as funções, dividido por cores.

Matriz: $A$2:$B$16

Intervalo_Valor: $B$2:$B$16

Valor_Venda: F2; F3; F4…F11

Numero_Posicao: D2; D3; D4…D11

Ordenação decrescente dos 10 maiores valores (TOP 10):

    • Na célula F2 a fórmula, =MAIOR($B$2:$B$16;D2) ordenará de forma decrescente os valores do intervalo $B$2:$B$16, tomando-se como referência a célula D2, ou seja, a posição 1 do rank.
    •  Após arrastar a fórmula até a linha 11, posição 10 do rank, obteremos de forma ordenada os 10 maiores valores do intervalo $B$2:$B$16.

Vendas_Arrastar

Associação dos Clientes conforme a ordenação:

    • Como a nossa busca é da direita para a esquerda na matriz $A$2:$B$16, não será possível utilizar a função PROCV, sendo assim, utilizaremos a fórmula combinada, ÍNDICE e CORRESP na célula E2.
    • A função CORRESP(F2;$B$2:$B$16;0) fornecerá a posição que o valor F2 ocupa no intervalo $B$2:$B$16, sendo este valor 8 (linha 9). O “0”, significa que queremos obter a posição exata, e não aproximada.
    • A fórmula, =ÍNDICE($A$2:$B$16;CORRESP(F2;$B$2:$B$16;0);1), nos retornará finalmente o nome do Cliente contido na matriz $A$2:$B$16, no qual, encontra-se  na posição 8 (linha 9) e coluna “1” da matriz (Coluna_Matriz), ou seja, coluna Cliente. Em resumo a fórmula na célula E2 terá a seguinte configuração, ÍNDICE($A$2:$B$16;8;1).
    •  Após arrastar a fórmula até a linha 11, posição 10 do rank, teremos os nomes de todos os Clientes de forma ordenada.

Clientes_Arrastar

Obs.: Perceba que o cifrão foi utilizado tanto na Matriz, $A$2:$B$16, como no Intervalo_Valor, $B$2:$B$16, para fixar a movimentação na horizontal e vertical destes parâmetros.

Disponibilizo para download logo abaixo, o exemplo apresentado.

downloadEspero que tenham gostado!

2 thoughts on “Ranqueamento em Excel

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: