Operadores de cálculo são caracteres que possibilitam a efetuação de operações numéricas, booleanas (verdadeiro ou falso), de texto e de fórmulas. Sendo assim, divide-se estes operadores em 4 categorias: aritmético, comparação, concatenação e referência.
1. Operadores de Cálculo
1.1 Aritmético
Os operadores aritméticos são aqueles que possibilitam a organização e operação de cálculos numéricos, seguindo-se regras básicas da matemática que foram convencionadas na seguinte ordem de resolução.
-
- Parênteses
- Potenciação e Raiz
- Multiplicação e Divisão (da esquerda para direita)
- Soma e Subtração (da esquerda para direita)
- Parênteses
Segue alguns exemplos:
12÷3+2 = 4 + 2 = 6
5×3-(-7+8)= 5×3 -1 = 15 -1 = 14
20÷2×4 = 10×4 = 40

* Obs.: O parêntese apesar de não ser um operador aritmético, contribui para organização das operações numéricas.
1.2 Comparação
Os operadores de comparação, são aqueles que possibilitam a comparação de dois valores, tendo como resultado um valor booleano, ou seja, VERDADEIRO ou FALSO.

1.3 Concatenação
O operador de concatenação & (“E comercial”) pode unir tanto textos como números e também contribui em operações de comparação em fórmulas, como é o caso das funções SOMASE e SOMASES.

1.4 Referência
Os operadores de referência são aqueles que unem intervalos de células para cálculos.

Obs.: O operador “espaço” atua como uma referência de intersecção, busca o elemento correspondente ao cruzamento dos intervalos. No exemplo acima, o resultado da intersecção é o valor na célula C7.
Com a prática estes operadores serão utilizados de forma inconsciente, visto que uma série de funções e fórmulas necessitarão de tais entendimentos, sendo assim, este assunto torna-se imprescindível e ao mesmo tempo repetitivo em exercícios e novos conteúdos.
Bons estudos e espero que tenham gostado!