O gráfico com a função REPT é um claro exemplo de que a união do conhecimento técnico em Excel com um pouco de criatividade pode-se construir sparklines bem curiosos e interessantes, ou seja, minigráficos em células que mostram uma representação visual de valores.
Esta técnica permite construir por exemplo, gráficos de rendimento, percentual de faturamento, funil de vendas e pirâmide.
Gráfico em Célula (Sparkline)
Tabela base do sparkline
Para ilustrar a aplicação da função REPT para tal finalidade, construiremos um sparkline que mostre o comportamento do faturamento mensal de uma empresa, de janeiro até dezembro, perante a uma meta.
Obs.: A função REPT é aplicada para repetir certo caractere “n” vezes, sendo este valor atribuído pelo usuário.
Para criação de nosso gráfico teremos como base a seguinte tabela.
A coluna D representa se percentualmente o faturamento da empresa esta abaixo ou acima da meta ao longo de 12 meses, esta informação é que dará forma ao sparkline.
Construção do Sparkline
Na coluna E e F representaremos o gráfico, sendo a coluna E reservada para os valores percentuais negativos (decrescimento) e F para os positivos (crescimento), e a linha central é uma borda que servirá de divisória entre estas faixas, como ilustra a imagem abaixo.
A seguir elaboraremos a fórmula na coluna F, valores positivos (crescimento).
A fórmula possui a seguinte interpretação:
SE D3 for maior ou igual a zero (>=0), repita o caractere de código 108 (CARACT(108)) “percentual Fat./Meta” vezes (D3*100), caso contrário, retorne vazio, “”.
Obs.: Repare que D3 foi multiplicado por 100, pelo fato deste valor não ser 29, mas sim 0,29, que corresponde a 29%.
Obs.: A função CARACT retorna um certo caractere de acordo com o código da lista ACSII, tal lista pode ser visualizada, no seguinte link: http://www.petefreitag.com/cheatsheets/ascii-codes/.
Ao final arraste a fórmula para os demais meses.
Na continuação criaremos na coluna E a fórmula para os valores negativos (decrescimento).
Repare que a única diferença com relação a fórmula na coluna F, é o sinal negativo em D3 (-D3), este artifício foi necessário pelo fato da função REPT não aceitar valores negativos.
Obs.: É interessante citar que ao invés de inserir o sinal de negativo em D3, poderíamos utilizar a função ABS, ABS(D3), que retorna o módulo de um valor, ou seja, “rebate” valores negativos para positivo.
Ao final arraste a fórmula para os demais meses e alinhe os valores a direita, para que o gráfico encoste na linha central.
Por fim, para dar um tratamento profissional em nosso gráfico vamos colorir de vermelho os valores que estão abaixo da meta, e azul os que estão acima, como mostrado a seguir.
Dica Extra
Experimente em seu sparkline os seguintes códigos na função CARACT:
- 124: barra vertical
- 149: bolinha
- 150: linha continua
- 155: seta
- 183: ponto
Para criar uma barra contínua no gráfico substitua a função CARACT por “g” (g entre aspas) e altere a fonte da região do gráfico para Webdings, o resultado é ilustrado logo a baixo.
Disponibilizo a seguir a planilha para estudo.
Bons estudos e espero que tenham gostado!