Lista Suspensa ou Drop Down List, é um agrupamento de nomes pré-definidos que podem ser selecionados em uma célula, que assume algumas propriedades de uma caixa de listagem.
O uso de uma Lista Suspensa pode ter por finalidade:
- Limitar o número de opções de nomes para seleção em uma célula;
- Restringir a inserção de dados diferentes dos disponíveis para seleção;
- Proporcionar uma maior agilidade na alimentação de informações;
- Garantir uma padronização dos dados;
- Possibilitar a criação de fórmulas dinâmicas.
Dividiremos as 3 maneiras de se criar uma Lista Suspensa da seguinte forma:
- Lista Suspensa com declaração simples de nome
- Lista Suspensa com declaração simples de intervalo
- Lista Suspensa com declaração de intervalo nomeado
Cada uma das formas de criação da Lista Suspensa possuem vantagens e desvantagens, comentaremos estes pontos adiante.
1. Acessando a Lista Suspensa
Sendo o acesso à Lista Suspensa comum nas 3 maneiras, apresentaremos um passo a passo para este “caminho”.
1ºPasso
Selecione uma célula ou um intervalo, no qual, deseja-se aplicar as propriedades da Lista Suspensa.
2ºPasso
Selecione a guia Dados (1), na sequência Validação de Dados (2) no grupo “Ferramentas de Dados” e clique em Validação de Dados…(3).
Dica: Como atalho para acessar a Validação de Dados, clique Alt+S+V+V, perceba que após digitar Alt será exibido um leque de opções de atalhos, no menu superior.
3ºPasso
Na guia Configurações selecione na caixa Permitir a opção Lista.
Após selecionar a opção Lista, visualiza-se a tela de configurações desta, no campo Fonte serão declaradas as informações necessárias para criação da Lista Suspensa.
2. Criando uma lista Suspensa
A referida Lista Suspensa, já pronta, é apresentada a seguir, para não tornar esta informação repetitiva nos demais tópicos.
2.1 Lista Suspensa com declaração simples de nome
Esta lista consiste na declaração de nomes diretamente no campo Fonte, sendo estes separados por ponto e vírgula,”;”, como ilustra a imagem a seguir.
2.2 Lista Suspensa com declaração simples de intervalo
Esta lista consiste na declaração de um intervalo no campo Fonte, como pode-se observar na imagem logo abaixo.
2.3 Lista Suspensa com declaração de um intervalo nomeado
Esta lista é muito parecida com a anterior, no entanto, o que a difere é a nomeação do intervalo, $G$2:$G$6, que receberá o nome, “Turma_Excel”.
1ºPasso
Selecione o Intervalo de Dados, na guia Fórmulas o Gerenciador de Nomes e clique em Novo para criar um nome ao intervalo.
2ºPasso
Na tela Novo Nome, dê um nome ao intervalo selecionado.
Para se definir um nome no Gerenciador de Nomes deve-se ter em mente as seguintes regras:
- O primeiro caractere deve ser obrigatoriamente uma letra, sublinhado”_” ou barra invertida “\”;
- Não são aceitos espaços entre palavras, substituir por sublinhado;
- Não são aceitos nomes que possam provocar algum conflito interno, como um intervalo ou célula;
- Um nome pode conter até 255 caracteres;
- Não é diferenciado letras maiúscula de minúscula.
3ºPasso
Declare no campo Fonte o nome, “Turma_Excel”, como mostra a imagem abaixo.
3. Vantagens e Desvantagem de cada maneira
A tabela a seguir mostra as vantagens e desvantagens de cada maneira, sendo o nível de organização o grau de refino e padronização da Lista Suspensa.
Espero que tenham gostado, bons estudos!