3 dicas que provavelmente você não conheça

As 3 dicas que provavelmente você não conheça, é um compilado das melhores técnicas e práticas que o Acadêmicos do Excel selecionou, para aumentar a sua produtividade e eficiência em planilhas.

3 dicas que provavelmente você não conheça

1ª “Pulando linhas” em uma célula


Provavelmente, muitos se depararam com este problema, e para solucioná-lo clicavam TAB repetidas vezes ou ajustavam manualmente o tamanho da coluna.

Para “pular linhas” em uma célula basta clicar Alt + Enter, vale lembrar que após digitar o comando, a célula habilita automaticamente a quebra de texto na célula.

dica1

2ª Centralizando um título sem mesclar células


Certamente, inúmeros usuários vivenciaram situações em que a mescla de células parecia ser o melhor recurso para tornar uma tabela mais organizada e atraente, no entanto, perceberam que fórmulas, filtros ou outros recursos foram prejudicados.

Diria que em 95% dos casos as mesclas de células trazem mais malefícios do que benefícios, por isso ensinamos no esquema logo abaixo uma forma simples de contornar este problema em textos na horizontal.

Dica01_

Dica01-2

Obs.: Infelizmente esta técnica é aplicável somente em textos na horizontal.

3ª Dividindo por mil sem fórmula


Acredito que alguns já enfrentam problemas em apresentar relatórios com números muito grandes, e que por uma questão visual e estética dividiram a fórmula por mil, referenciando no título ou em outro lugar conveniente o múltiplo.

Com o uso da formatação personalizada, é possível apresentar números divididos por múltiplos de mil sem a necessidade de fórmula.

Para exemplificar esta técnica utilizaremos a tabela a seguir.

Dica03

Siga os passos para aplicar a formatação personalizada.

Dica03-1

Dica03-2

Obs.: A cada ponto (.) inserido após o zero, divide-se o número por mil, ou seja, se tivéssemos dois pontos (0..), o número seria dividido por um milhão.

Para aprender mais sobre formatação personalizada, acesse: Formatação Personalizada de Números

Espero que tenham gostado, bons estudos!

2 thoughts on “3 dicas que provavelmente você não conheça

    • Carlos Roberto Roa says:

      Obrigado Sr. Rubens,

      Fico feliz que esta dica tenha lhe ajudo, acompanhe as novidades do Acadêmicos do Excel, sempre postaremos dicas e truques interessantes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: