Aprenda a utilizar a função ESCOLHER (CHOOSE)

A função ESCOLHER também conhecida como CHOOSE na versão inglês do Excel, encontram-se na categoria, Pesquisa e Referência, e é uma função que se aplica usualmente em consultas rápidas e dinâmicas de informações, a partir de uma referência numérica. Sendo assim, ela é aplicada por exemplo, na busca de informações mensais, tendo o mês (1,2,3,4…12) como referência.

Em se tratando de funções, poderíamos comparar a função ESCOLHER com a função SE aninhada, aquela que possui várias condições SE engatadas em uma fórmula, já em programação VBA, com a estrutura Select Case, no qual a partir de um valor selecionado é executado uma rotina.

1. Sintaxe

ESCOLHER(núm_índice, valor1, [valor2],…)

    • núm_índice: é necessariamente um valor numérico, compreendido entre 1 e 254. (Argumento Obrigatório)
    • valor1é o argumento que será escolhido com base no valor 1 do argumento núm_índice. Este argumento poderá ser do tipo número, célula, nome definido, intervalo, texto, fórmula ou função (Argumento Obrigatório)

A presença de colchetes [ ] no próximo argumento, [valor2], indica que a partir do mesmo não é obrigatório, e as reticências (…) informa que na função possui um número limite de argumentos, sendo este valor 254.

2. Aplicação

Para ilustrar a aplicação da função ESCOLHER, o Acadêmicos do Excel preparou um case prático, em que iremos consultar um relatório de vendas mensais, e também visualizar alguns dados de análise como,  Total, Média, Máximo e Mínimo.

Painel_Escolher

Para explicar a aplicação utilizaremos a seguinte tabela da aba “Relatorio”.

Tabela_Escolher

Na aba “Consulta” construiremos as nossas fórmulas com a função ESCOLHER. Iniciaremos pela busca das vendas mensais dos gestores, logo abaixo a imagem ilustra a fórmula em C8 e exemplifica a lógica.

Esquema_Escolher1

Repare que em nossa função ESCOLHER, o argumento núm_índice, C2, é referente ao número do mês, já que não são aceitos valores de texto. Os demais argumentos são relativos aos respectivos meses da aba “Relatorio”, em que o valor da célula C2 irá apontar.

Ainda na aba “Consulta” construiremos uma lista suspensa em C4, no qual aponta Tipo Análise, nesta lista, teremos os seguintes itens:

    • 1 – Total: Indicará a soma das vendas dos gestores;
    • 2 – Média: Indicará a média das vendas dos gestores, ;
    • 3 – Máximo: Indicará o maior valor entre as vendas dos gestores;
    • 4 – Mínimo: Indicará o menor valor entre as vendas dos gestores.

TipoAnalise

Obs.: Não explicaremos a construção de uma lista suspensa, mas para maiores detalhes consulte o post, Lista Suspensa de 3 maneiras diferentes.

Por fim, em C5 que aponta para Resultado, construiremos com o auxilio da função ESCOLHER uma espécie de calculadora condicionada à lista suspensa, o esquema pode ser visualizado a seguir.

operacoes_escolher

Perceba que para atendermos a condição, de que o argumento núm_índice seja um número, tivemos que extrair o número a esquerda e converte-lo para valor, já que este foi extraído em formato texto dos itens da lista suspensa.

Disponibilizo logo abaixo o exemplo para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: