Busca por intersecção de intervalos

A busca por intersecção de intervalos é um assunto pouco comentado em Excel, mas que impressiona até os mais experientes nesta ferramenta, não diria que esta técnica substitui outras funções de pesquisa e referência, como por exemplo, PROCV, mas torna-se uma alternativa criativa e simples para certas situações.

Para exemplificar esta técnica o Acadêmicos do Excel preparou um case, no qual consiste em um relatório de vendas mensais por vendedor. A ideia é consultar o valor de negócio faturado de certo vendedor em um dado mês, a partir das seleções destas variáveis, como ilustra a imagem logo abaixo.

Tabela_Intersec

1. Busca por intersecção de intervalos

A busca por interseção de intervalos, retorna o valor referente ao cruzamento de um intervalo em linha com um intervalo em coluna, ou seja, a célula em comum aos dois intervalos, como mostra o esquema a seguir.

Esquema_Intersec

1.1 Criando intervalos nomeados

Após construir uma tabela similar ao exemplo acima, o próximo passo será criar os intervalos nomeados da coluna esquerda (vendedores) e linha superior (meses).

O esquema a seguir mostra detalhadamente a criação de ambos intervalos.

Esquema_Intersec3

Para nos certificarmos que os intervalos foram criados, clique na caixa de listagem no menu superior a esquerda, nesta teremos em ordem alfabética os nomes criados. Uma outra forma para checar se os nomes foram criados, é através do Gerenciador de Nomes, que encontra-se na guia “Formulas”.

Check_Intersec

Obs.: Para acessar o Gerenciador de Nomes, através das teclas de atalho pressione segurando Crtl + F3.

1.2 Criando lista suspensa com os nomes

Criar a lista suspensa referente aos nomes dos vendedores e meses, como mostra imagem logo abaixo.

Lista_Susp_Intersec

É interessante comentar que a criação da lista suspensa não é um tópico mandatório para o funcionamento da técnica, no entanto, é um recurso facilitador para a interação, visto que ao invés de digitar os nomes dos meses e vendedores, simplesmente selecionaríamos estes.

Obs.: Vale ressaltar que não explicaremos o processo de construção das listas suspensas, mas para aprender sobre o assunto leia o post, Lista Suspensa de 3 maneiras diferentes.

1.3 Criando intersecção entre os intervalos

No campo Faturado, aplicar a seguinte técnica para nos retornar o valor da intersecção dos intervalos, mês e vendedor.

Final_Intersec01Formula_Intersec

Repare que a função INDIRETO extraiu dos Nomes os respectivos intervalos, mês Abr (F8:F12) e vendedor Luizinho (C10:N10), e o espaço promoveu entre estes a intersecção.

Obs.: Caso a intersecção fosse vazia, ou seja, não tivéssemos um elemento em comum no cruzamento, o Excel nos retornaria um erro do tipo #NULO!.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

downloadBons estudos e espero que tenham gostado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: