Referência Relativa e Absoluta

Referência Relativa e Absoluta são conceitos essenciais para o desenvolvimento de qualquer usuário em Excel, visto que a sua aplicação é fundamental para a criação de fórmulas com parâmetros de linhas e colunas móveis ou fixos.

Certamente muitos se deparam com situações em que ao “arrastar” uma fórmula para as demais células, tiveram resultados indesejados, e provavelmente isto ocorreu pela falta de conhecimento em referência relativa e absoluta.

1. Diferença entre Relativo e Absoluto

Antes de entendermos tais conceitos, vamos compreender o significado da palavra relativo e absoluto, com alguns exemplos práticos.

Relativo


Quando alguém nos diz que certa configuração de um computador não é boa. Podemos responder, que isto é Relativo, pois depende para qual finalidade o computador será usado. Provavelmente para um advogado que utilize somente o pacote Office e navegue em sites na Internet seja excelente, mas para um Gamer ou projetista CAD seja lento.

Perceba que tudo que é relativo muda, não possui caráter único, em nossa concepção é “móvel”.

Absoluto


Quando um professor de ciências se refere a temperatura, Zero Absoluto (0 K ou -263ºC), compreende-se que em tal estágio não existe vibração das moléculas.

Repare que tudo que é absoluto não muda, possui caráter único, em nossa concepção é “fixo”.

2. Referência Relativa e Absoluta

Agora que conhecemos a definição das palavras relativo e absoluto, vamos transportar tais conceitos ao Excel e conhecer quais são as possíveis configurações.

    • Coluna Relativa e Linha Relativa (Referência Relativa)
    • Coluna Relativa e Linha Absoluta (Referência Mista)
    • Coluna Absoluta e Linha Relativa (Referência Mista)
    • Coluna Absoluta e Linha Absoluta (Referência Absoluta)

A ideia de referência absoluta no Excel é representado pelo símbolo de cifrão ($), ou seja, para fixar uma coluna e/ou linha de uma célula aplica-se o $, já em referência relativa a ausência do $, significa a liberdade de movimentação tanto na vertical como na horizontal.

No caso da coluna aplica-se a esquerda dos caracteres alfabéticos, e da linha à direita, ou seja, entre o caractere alfabético e numérico da célula.

ref_excel

Ao invés de inserir manualmente o cifrão ($) é possível através da tecla F4 alternar os 4 tipos de configurações, clicando-se repetidamente.

Dica: Para recordar em qual posição é o travamento da Coluna e da Linha, lembre-se que no alfabeto o C vêm antes do L, sendo assim, a coluna é o primeiro, da esquerda para direita.

2.1 Coluna Relativa e Linha Relativa (Referência Relativa)

Este é o padrão do Excel quando referenciamos uma célula, ou seja, coluna e linha relativa (sem cifrão).

Geralmente este formato é mantido quando não existe uma necessidade de travamento na vertical e horizontal, como ilustra o exemplo abaixo, em que o usuário somente quer multiplicar o preço por uma quantidade, e replicar tal cálculo para os demais produtos.

Ref_relativa

2.2 Coluna Relativa e Linha Absoluta (Referência Mista)

Este tipo de configuração significa que existe somente travamento na linha, ou seja, o cifrão ($) esta à direita na célula, entre a parte alfabética e numérica.

Geralmente o travamento da linha é exigido em situações como no exemplo a seguir, no qual mostra um percentual mensal de estoque de segurança sendo multiplicado pelas quantidades produzidas dos produtos.

Ref_mist_linha

Perceba que se arrastarmos B2*B$9 para baixo, B$9 será mantido, visto que o $ fixou a linha, no entanto se fizermos isto para a direita o próximo valor será C$9, já que a coluna é móvel .

2.3 Coluna Absoluta e Linha Relativa (Referência Mista)

Este tipo de configuração significa que existe travamento somente na coluna, ou seja, o cifrão ($) esta a esquerda na célula, antes da parte alfabética.

Geralmente o travamento da coluna é exigido em situações como no exemplo a seguir, no qual é simplesmente a transposição do exemplo anterior, isto é, o que era linha se transformou em coluna e vice-versa.

ref_mist_col

Repare que se arrastamos B2*$B10 para direita, $B10 será mantido, visto que o $ fixou a coluna, no entanto se fizermos o mesmo processo para baixo o próximo valor será $B11, já que a linha é móvel.

2.4 Coluna Absoluta e Linha Absoluta (Referência Absoluta)

Este tipo de configuração significa que existe travamento tanto na coluna como na linha, ou seja, o cifrão ($) esta a esquerda do caractere alfabético e a direita também.

Esta situação geralmente é empregada quando não se quer movimentação em nenhum sentido, no exemplo abaixo é mostrado que 5% de toda produção mensal é defeituosa.

ref_abs

Perceba que se arrastarmos B2*$B$8 tanto para direita como para baixo, $B$8 será mantido, sinalizando assim que este valor é fixo.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: