Tabela de Dados (Função TABELA)

Tabela de Dados, é um dos recursos do grupo de Testes de Hipóteses do Excel, que permite simular e projetar análises para estudos, tal recurso é geralmente utilizado por estatísticos, economistas e engenheiros.

Para ilustrar a aplicação do recurso “Tabela de Dados”, que invoca a função TABELA, o Acadêmicos do Excel elaborou um case, no qual mostra a variação da Força (N) de acordo com uma dada massa (kg) e aceleração (m/s²).

Testes de Hipóteses – Tabela de Dados

1º Passo (Criar modelo de estudo)


Antes de utilizarmos o recurso, “Tabela de Dados”, devemos estruturar uma tabela parecida ao modelo de estudo a seguir.

modelo - Tabela de Dados

Vale ressaltar que, Força = massa*aceleração, sendo assim, em C4 temos, =$C$2*$C$3.

2º Passo (Selecionar área de interesse)


Modelo dado selecionado

Perceba que a área selecionada abrange uma matriz que contem na parte superior, a linha com os valores da aceleração, a esquerda, a coluna com valores de massa, e no canto superior esquerdo, o valor da Força, este valor deverá fazer parte da matriz, pois será ele que ditará o comportamento do calculo na matriz.

3º Passo (Acessar “Tabela de Dados”)


A “Tabela Dados” encontra-se no grupo “Testes de Hipótese” que esta inserido na categoria “Ferramentas de Dados”, que por sua vez faz parte da guia “Dados”, como ilustra a imagem a seguir.

Tabela Dados

4º Passo (Definir parâmetros)


Tabela_dados_esquema

Repare que os parâmetros foram definidos em “Tabela Dados”, de acordo com a coluna e a linha, sendo os valores das massas correspondentes a coluna e os valores das acelerações, a linha.

Resultado – Função TABELA (TABLE)

A função TABELA, ou em inglês TABLE, não é invocada de forma manual, ou seja, ela não será habilitada e nem funcionará digitando-a, sendo assim, os passos anteriores são essenciais para seu efetivo funcionamento, é importante ressaltar que a presença das chaves na função {…}, indica que existe um cálculo matricial.

Resultado Tabela dados

Note que os resultados da matriz são consequências do “Cálculo do Modelo”, por exemplo, D5 = 78*5,5 = 490 e J8 = 66*9,00 = 594.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: