Aprenda a utilizar a função DESLOC (OFFSET)

A função DESLOC também conhecida como OFFSET na versão inglês do Excel, encontram-se na categoria, Pesquisa e Referência, e é uma função aplicada para retornar valores de células e intervalos de linhas e/ou colunas.

A sua aplicação é vasta, permitindo a criação de fórmulas complexas, que geralmente são combinadas com outras funções. Por muitos usuários ela é utilizada para gerar intervalos dinâmicos, com o deslocamento e dimensionamento dos mesmos.

1. Sintaxe

DESLOC(ref; lins; cols; [altura]; [largura])

    • ref: Célula ou Intervalo de referência, “ponto de partida”. (Argumento Obrigatório)
    • lins: Posição da linha com relação a célula de referência (ref), valor positivo significa deslocamento para baixo, negativo para cima e nulo sem movimentação. (Argumento Obrigatório)
    • cols: Posição da coluna com relação a célula de referência (ref), valor positivo significa deslocamento para direita e negativo para esquerda e nulo sem movimentação. (Argumento Obrigatório)
    •  [altura]: Indica quantas linhas farão parte do intervalo ou bloco, sendo assim este valor deve ser sempre positivo, na ausência desta informação toma-se como base a altura da célula de referência (ref). (Argumento Facultativo)
    •  [largura]: Indica quantas colunas farão parte do intervalo ou bloco, sendo assim este valor deve ser sempre positivo, na ausência desta informação toma-se como base a largura da célula de referência (ref). (Argumento Facultativo)

Obs.: Os deslocamentos tanto das linhas como das colunas devem ser adjacentes a referência (ref), e não devem extrapolar os limites de borda do Excel, caso isto ocorra será retornado um erro. O erro do tipo #VALOR é atribuído para a falta de adjacência e #REF caso seja ultrapassado os limites de borda.

2. Funcionamento

Para entendermos um pouco melhor o funcionamento da função DESLOC, imagine que cada linha ou coluna corresponde a 1 passo, e que você queira caminhar até uma área de piquenique.

Partindo-se da calçada, ao longo do trajeto você deu 6 passos para frente e 3 passos para a direita, como ilustra o esquema a seguir.

Desloc linha_coluna

Por fim, na área de piquenique você necessita ocupar um espaço equivalente, a 3 passos de comprimento (altura) e 4 passos de largura, para estender uma toalha de pano, simbolizada pela área hachurada, na figura abaixo.

alt_larg_deslocA função DESLOC funciona exatamente desta forma, você guia o deslocamento, e na sequência avalia a necessidade de utilizar uma determinada área, esta que corresponde a um intervalo.

3. Aplicação

Para mostrar a aplicação da função DESLOC o Acadêmicos do Excel separou 2 exemplos, o primeiro consiste em consultar as informações de registros de clientes, e o segundo, retornar a soma dos valores de vendas mensais de uma empresa.

3.1 Consulta de Registro de Clientes


Na figura a seguir é mostrado a consulta das informações de um cliente mediante ao ID do mesmo.

Consulta_Cli

O esquema adiante mostra um passo a passo para construção do sistema de busca, com a aplicação da função DESLOC.

Matriz_Desloc

Obs.: Como a função foi aplicada ao intervalo selecionado, C3:F3, ela assumi características matriciais, portanto é essencial pressionar Ctrl+Shift+Enter.

Para um melhor entendimento do exemplo, o esquema a seguir mostra o papel de cada argumento na função.

esquema_DESLOC1

3.2 Somatório das Vendas Mensais


Na figura a seguir é mostrado a soma dos valores de vendas mensais de acordo com o mês selecionado.

Desloc_Vendas

Na planilha abaixo é ilustrado a aplicação da função DESLOC, combinada com, CORRESP e SOMA.

Esquema_vendas

Para um melhor entendimento do exemplo, o esquema a seguir mostra o papel de cada função, quando combinada com a função DESLOC.

Vendas_Desloc1

Disponibilizo logo abaixo o link dos exemplos para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: