Aprenda a utilizar a função ARRUMAR (TRIM)

A função ARRUMAR também conhecida como TRIM na versão inglês do Excel, encontram-se na categoria, Texto, e é uma função aplicada para remover espaços excedentes em textos, garantindo-se assim, regularidade nos extremos e unicidade no espaçamento entre palavras.

Devido a diversas fontes de informações (banco de dados, arquivos de texto, sites) é comum no momento da importação dos dados para uma planilha, encontramos espaços redundantes em textos, e isto pode ocorrer devido a vários fatores, que vão desde um descuido nas informações digitadas, até uma leitura deficitária dos dados migrados ao Excel, seja por conta de um simples “copiar e colar” de um conteúdo externo, ou uma importação de dados de um local específico.

1. Sintaxe

ARRUMAR(texto)

texto: texto em que se deseja remover os espaços excedentes. (Argumento Obrigatório)

2. Aplicação

Uma clássica situação que nos deparamos com a necessidade de utilizá-la, é quando aplicamos por exemplo, a função PROCV, e o resultado da busca é um erro do tipo #N/D (Não Disponível), mesmo que acreditemos que a grafia do nome esteja correta.

A função PROCV somente nos retornará o valor desejado, se o nome for exatamente igual ao do intervalo pesquisado, quanto a escrita e espaçamento. Sendo assim, uma forma de contornarmos muitas vezes este tipo de problema , é aplicando ao intervalo de pesquisa, a função ARRUMAR.

Tendo em vista o problema supracitado, o Acadêmicos do Excel criou um exemplo prático, acompanhe!

O esquema a seguir mostra uma tabela com nomes e quantidades de caracteres de cada cadeia de texto.

num_caract_antes

Obs.: Lembre-se que na função NÚM.CARACT, o espaço é contabilizado como um caractere também.

Logo adiante, é mostrado uma tabela com a função ARRUMAR aplicada a coluna, Nome Antes, gerando-se assim uma nova contagem de caracteres.

num_caract_depois

Por fim, o esquema abaixo, mostra a função PROCV sendo aplicada para buscar o número de caracteres do “nome desejado”, ou seja, sem espaços excedentes.

procv_arrumar1

Repare que se tivéssemos que corrigir manualmente os nomes, para gerar uma base confiável de informações para consulta, despenderíamos um bom tempo, além de em muitos casos, não termos a garantia de que todos os nomes foram revisados corretamente.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: