ÍNDICE & CORRESP – Evolução PROCV/PROCH

As funções ÍNDICE e CORRESP apresentam-se na categoria de funções do tipo, Pesquisa e Referência, e os seus respectivos nomes em inglês, são: INDEX e MATCH.

Estas funções quando combinadas possibilitam a elaboração de uma fórmula de busca mais aprimorada, quando comparada as funções PROCV e PROCH, visto que, contornam limitações de pesquisa, da direita para esquerda ou de baixo para cima, “buscas reversas”.

A flexibilidade que esta fórmula proporciona o torna indiscutivelmente importante e fundamental para os usuários do Excel, que pretendem otimizar tarefas, sem as famosas “gambiarras” com colunas auxiliares.

Para entendermos um pouco melhor a dinâmica de funcionamento desta fórmula, primeiramente deveremos conhecer as funções, ÍNDICE e CORRESP, de forma isolada e combinada.

1. Sintaxe & Aplicação Isolada

1.1 ÍNDICE

A função ÍNDICE basicamente retorna o valor de um elemento, referente a posição de uma linha e coluna em uma dada tabela ou matriz.

ÍNDICE(matriz; núm_linha; [núm_coluna])

matriz: É um intervalo de células ou matriz de interesse. (Argumento Obrigatório)

núm_linha: seleciona o número (posição) da linha correspondente a matriz. (Caso este argumento seja omitido, o núm_coluna se torna obrigatório)

núm_coluna: seleciona o número (posição) da coluna correspondente a matriz. (Caso este argumento seja omitido, o núm_linha se torna obrigatório)

Para exemplificar o uso da função iremos avaliar a tabela as seguir, no qual, corresponde aos tempos em minutos, de exercícios físicos praticados ao longo dos dias úteis na semana, pelos personagens.

Por exemplo, caso quiséssemos pesquisar quanto tempo de exercício Zézinho fez na Quinta, e Maria fez na Terça, teríamos:

=ÍNDICE (matriz;2;4) = 21 → Zézinho

=ÍNDICE (matriz;5;2) = 16 → Maria

1.2 CORRESP

A função CORRESP mediante a um intervalo, retorna a posição de um elemento em específico.

ÍNDICE(valor_proc; matriz_proc; [tipo_corresp])

valor_proc: É o valor a ser localizado, podendo ser este, uma célula ou um valor escrito, como por exemplo, “Acadêmicos do Excel” (entre aspas). (Argumento Obrigatório)

matriz_proc: É o intervalo a ser pesquisado, podendo ser linha ou coluna. (Argumento Obrigatório)

[tipo_corresp]: Este argumento pode ser 0, 1 ou -1, retorna valores exatos ou aproximados, na ausência é atribuído valor padrão 1. (Argumento Facultativo)

    • 0: O intervalo não precisa estar ordenado, busca do valor exato;
    • 1: O Intervalo deverá estar em ordem crescente, do menor para o maior valor, busca o maior valor ou exato.*
    • -1: O Intervalo deverá estar em ordem decrescente, do maior para o menor valor, busca o menor valor ou exato.*

*Obs.: Os intervalos em casos de nomes, leva-se em consideração a ordem alfabética, crescente (A a Z) ou decrescente (Z a A).

Para exemplificar o uso da função, iremos extrair somente a coluna dos personagens, e aplicar em nossa função.

Por exemplo, caso quiséssemos pesquisar a posição relativa de Zézinho e Maria, teríamos:

=CORRESP (“Zézinho”;intervalo_personagens;0) = 2 → Zézinho

=CORRESP (A5;intervalo_personagens;0) = 5 → Maria (Considerando A5, a célula que contém o nome Maria)

2. Aplicação Combinada

Como podemos perceber a função ÍNDICE a partir da posição de uma linha e coluna em uma matriz, retorna um elemento. Já a função CORRESP, é o contrário, diante de um elemento (valor), resulta em uma posição relativa a um intervalo.

Esta flexibilidade de alterar tanto a posição do núm_linha e/ou núm_coluna da função ÍNDICE, utilizando a função CORRESP, é que torna esta fórmula dinâmica, e diferente das tradicionais funções de busca, PROCV e PROCH.

Para exemplificar o uso da fórmula o Acadêmicos do Excel criou uma tabela, que consta o tempo e a classificação dos corredores em uma pista de kart. Em nosso exemplo, deseja-se através de uma fórmula consultar a classificação dos corredores pelo nome, como ilustra imagem a seguir.

Em C3, iremos elaborar a nossa fórmula para consultar o Rank.

A seguir um esquema explicativo da fórmula ÍNDICE & CORRESP, para lhe orientá-lo.

Perceba que esta fórmula é um “plus” da função PROCV, visto que, promove buscas da direita para esquerda. Para o “plus” na função PROCH, repare que a função CORRESP deve ser aplicada ao argumento núm_coluna e o núm_linha ter um valor fixo, em ÍNDICE.

É interessante ressaltar a possibilidade de tornar dinâmico ambos os argumentos da função ÍNDICE, inserindo-se a função CORRESP, em núm_linha e núm_coluna. Um bom exemplo, é a criação de uma consulta do faturamento de um vendedor em um dado mês, sendo os vendedores organizados em linhas e os meses em colunas, ou vice-versa.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

Espero que tenham gostado e bons estudos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: