Elementos básicos de uma planilha são aqueles que imprescindivelmente qualquer pessoa deve conhecer para se desenvolver em Excel, são eles: linhas, colunas, células, células ativas, intervalos e área (matriz), Entender a aplicação destes elementos básicos, nos fornece propriedade para aplicarmos conceitos que vão do mais simples ao avançado, visto que funções, fórmulas e diversos outros recursos necessitam de tais entendimentos.
Elementos básicos
1. Linhas
As linhas são representadas pela numeração no canto esquerdo da planilha e podem ser ressaltadas pelas faixas horizontais ao selecionar com o cursor do mouse uma ou mais posições.

A quantidade de linhas limite do Excel esta intimamente relacionada com o formato de arquivo que a versão suporta, no Excel 2003 tínhamos 65.536 linhas e o seu formato padrão era .xls, já nas versões posteriores, 2007, 2010, 2013 e 2016, temos 1.048.576 linhas e o formato padrão é .xlsx.
Curiosidade: Porque esta quantidade de linhas? Este número de linhas foi obtido por algoritmo binário, pois percebe-se que e
, além disso, pode-se concluir que as versões posteriores ao 2003 possuem 16 vezes mais linhas.
2. Colunas
As colunas são representadas por letras em ordem alfabética simples e combinadas em dois ou três caracteres, como por exemplo, C, BC e ABF. Elas podem ser ressaltada pela faixa vertical gerada ao selecionar com o cursor do mouse uma ou mais posições.

Assim como as linhas, os números de colunas também estão intimamente relacionado ao tipo de arquivo que a versão suporta, no Excel 2003 tínhamos colunas, sendo a última coluna IV, já nas versões posteriores, 2007, 2010, 2013 e 2016, temos
colunas, tendo como a última coluna, XFD. Como pode-se perceber o número de colunas aumentou em 64 vezes frente a versão de 2003.
3. Células
As células podem ser definidas como o ponto de intersecção entre uma linha e coluna, elas são referenciadas por um endereço, como em um jogo de “batalha naval”, isto é, a união da coluna (letra) com a linha (número), por exemplo, B1, D55, XF458 e ABP1024.

A quantidade de células em uma planilha pode ser obtida multiplicando-se a quantidade de linhas com as de colunas, sendo assim, na versão 2003 temos células, já nas versões posteriores até a 2016 temos
, ou seja, atualmente temos
(
) vezes mais células do que na versão 2003.
4. Células Ativas
As células ativas são aquelas selecionadas com o auxilio do teclado ou do mouse e que apresentam sinalizadas com uma borda grossa em preto e a cor de fundo exatamente igual ao da célula, isto é, as células ativas são aquelas que inserimos algum tipo de informação, seja um texto, número, função ou fórmula.
No exemplo abaixo, as células ativas são C4 e D2, repare que quando selecionado o intervalo (D2:D9) somente D2 apresenta cor de fundo exatamente igual ao da célula.

5. Intervalos
Os intervalos são faixas de células selecionadas e são representadas pela a união da primeira célula selecionada e a última, por exemplo: A1:A55, A2:E2, C33:C86 e BA7:XFD7

Observação: Repare que as faixas selecionadas possuem no canto esquerdo e superior em amarelo o intervalo destacado.
6. Área (Matriz)
As áreas ou matrizes também são intervalos, mas divide-se este elemento pelo fato de algumas funções não aceitarem mais de um intervalo, elas são representadas pela união da célula do canto superior esquerdo com a célula do canto inferior direito, por exemplo, B5:E13, C12:F44 e XF5:ABC66.

Bons Estudos e espero que tenham gostado!