O gráfico de velocímetro é geralmente utilizado em Dashboards, painéis de indicadores, e é uma das formas mais criativas e ilustrativas de representar certas informações.
Este gráfico é comumente utilizado para representar o desempenho ou eficiência de algo ou alguém, através de faixas de valores, que são categorizadas normalmente em ruim, regular, bom e ótimo. É interessante destacar que existem outras aplicações ao gráfico de velocímetro, como por exemplo, mensurar o progresso de um projeto (0 a 100%) ou simplesmente representar a velocidade de um veículo.
Construção do gráfico de velocímetro
1. Divisão das faixas de valores do velocímetro
2. Montagem do gráfico de Rosca
3. Formatação do gráfico de Rosca
4. Criação do campo posição e tabela de coordenadas do ponteiro
5. Criação do ponteiro
6. Configuração dos valores de máximo e mínimo do eixo x e y
7. Detalhes visuais/estéticos e customização do ponteiro
8. Nomeação das categorias e alteração nas faixas de valores
Etapa 1: Divisão das faixas de valores do velocímetro
Primeiramente devemos nos perguntar quantas faixas de valores gostaríamos de ter no gráfico de velocímetro, e qual o valor desta faixa. Como elaboraremos um medidor de desempenho teremos 4 faixas , que serão divididas nas categorias: ruim, regular, bom e ótimo, mas qual o valor da faixa?
Para responder esta pergunta teremos que recordar alguns conceitos básicos de trigonometria; sabemos que uma volta completa em uma circunferência é 360º (2π), sendo assim, meia volta é 180º (π), portanto a nossa faixa será 180/4=45º.
Mas nada impede de criarmos uma “circunferência própria”, em que uma volta vale 200, meia volta 100, sendo assim, cada divisão será 100/4=25.
Observação: Cada divisão não precisa ser necessariamente 25, mas a soma das 4 divisões deve ser igual a 100, para tal finalidade.
Construa a tabela do velocímetro e divida as faixas para que possibilite a criação do gráfico de Rosca.
Etapa 2: Montagem do gráfico de Rosca
Construa o gráfico de Rosca para que se obtenha a estrutura do indicador.
O resultado pode ser visualizado logo abaixo.
Selecione a legenda do gráfico de Rosca e a exclua com o botão “delete”.
Etapa 3: Formatação do gráfico de Rosca
Passo 1: Rotacione a Rosca em 270º para que ela apresente o limite superior e inferior conforme imagem abaixo.
Agora é o momento de darmos um visual mais peculiar e atrativo ao gráfico, uma “cara” de gráfico de velocímetro.
Passo 2: Limpe a faixa Inferior da Rosca (sem preenchimento de cor) para que se apresente somente uma meia circunferência…
Passo 3: Mude as cores do gráfico na parte superior, colorindo faixa a faixa.
Etapa 4: Criação do campo posição e tabela de coordenadas do ponteiro
Passo 1: Crie o campo posição e tabela de coordenadas do ponteiro, sendo que, o campo posição do ponteiro será passivo a alteração (atualização) e a tabela coordenadas do eixo x e y terá origem definida no ponto (0,0) e o extremo calculado.
Passo 2: Crie as formulas para calcular as coordenadas x e y do extremo.
Para entendermos melhor as fórmulas retomarei alguns conceitos, principalmente de trigonometria, mas de uma forma sucinta e objetiva.

- Como o ponteiro moverá da esquerda para direita (sentido horário), adotamos o sinal negativo (-) na frente da função cosseno (eixo x);
- Como queremos que o ponteiro percorra de 0º a 180º (0 a 100) nas funções adotamos PI();
- Nas funções, valores negativos serão “rebatidos” para positivo, sendo assim, utilizaremos a função ABS, que na matemática é o módulo de uma função.
- A relação $F$4/$C$8 nos fornece o quanto percentualmente o ponteiro andou com relação ao todo (“posição do ponteiro”/100).
Etapa 5: Criação do ponteiro
Passo 1: Selecione o gráfico e adicione uma nova série para se construir a base de elaboração do ponteiro.
Passo 2: Altere o tipo de gráfico da nova série criada para “Dispersão com Linhas Retas e Marcadores”, para que este se adeque ao formato de um ponteiro.
Como pode-se perceber agora temos o ponto de partida para configurarmos o nosso ponteiro, vamos lá!
Passo 3: Insira os valores do intervalo para a nova série para que se resulte no formato de um ponteiro.
Etapa 6: Configuração dos valores de máximo e mínimo do eixo X e Y
Configure os valores de mínimo e máximo de cada um dos eixos para que o ponteiro esteja com suas coordenadas centralizadas.
É importante ressaltar que o valor mínimo e máximo foi estipulado como -1 e 1, por uma questão de praticidade.
Etapa 7: Detalhes visuais/estéticos e customização do ponteiro
Passo 1: Exclua os valores do eixo x e y do gráfico, selecionando-os e clicando em “deletar”.
Passo 2: Exclua as linhas de grade horizontais e verticais, selecionando-as e clicando em “deletar”.
Passo 3: Selecione o ponteiro e o formate para que o mesmo assuma uma aparência de “flecha”.
Etapa 8: Nomeação das categorias e alteração nas faixas de valores
Nomeie as categorias e altere as faixas de valores para melhor se adequar ao tipo de indicador, lembre-se que a soma das faixas deverá ser 100.
Bons estudos e espero que tenham gostado!
Quando tento alterar a série ponteiro para “Dispersão com Linhas Retas e Marcadores”, é alterado as 2 séries, o que fazer?
Obrigado
Olá James desculpe a demora,
Entendo perfeitamente sua dificuldade, na verdade isso não é um problema, mas sim um mecanismo do Excel para possibilitar que todas as camadas no gráfico sejam ajustadas ou somente uma única.
Para resolver o seu problema certifique-se que você esteja selecionando somente na camada deseja, mas para isso clique no gráfico e novamente na “camada deseja”, um indicador é que o contorno somente desse gomo será destacado.
Espero ter ajudado!
Bom dia! Preciso de gauge desse para trabalhar com EBTIDA. Porém, alguns meses meu valor será negativo. Obs.: Trabalho com o %. Ex. Meta: 100%. Realizado -10%. Como faço para ter essa visualização no gauge? Só consigo de 0 a 100% os negativos aparecem como positivos no gauge tbm.
Olá Elisa,
No artigo ensino esse ponto, visto que o velocímetro é um gráfico de rosca com a parte inferior oculta, região no qual os valores negativos irão se encontrar.
Na fórmula existe a função ABS, ela significa o módulo de um número (rebater os números negativos), no seu caso retire essa função.
Att,
Carlos R. Roa
Carlos, vc não sabe o quanto me ajudou… Muitíssimo obrigada!