A Lista Suspensa Condicionada é uma técnica que possibilita a seleção de uma informação a partir de um outra já definida, isto é, o conteúdo de uma célula afeta as opções de escolha de uma determinada lista suspensa.
Esta técnica pode ser empregada para padronização de informações, evitando-se assim erros, e também auxilia na elaboração de fórmulas dinâmicas e interativas ao usuário.
Para explicar a técnica de Lista Suspensa Condicionada, o Acadêmicos do Excel criou um case, no qual são apresentados os funcionários de um dado setor selecionado, ou seja, caso um setor seja selecionado, somente aparecerão os funcionários do mesmo, como ilustra a imagem a seguir.
Obs.: Neste post não detalharemos a criação de uma lista suspensa, no entanto, para aprender sobre o assunto leia o post, Lista Suspensa de 3 maneiras diferentes.
1. Criando uma Lista Suspensa Condicionada
1.1 Organizando as informações
Para criarmos a nossa lista suspensa condicionada, precisaremos organizar as informações na aba “Dados”, como ilustra a imagem a seguir.
1.2 Criando intervalos nomeados no Gerenciador de Nomes
Para facilitar o nosso trabalho, criaremos 3 intervalos nomeados no Gerenciador de Nomes, são eles:
- Setor: Tecnologia e Marketing ($A$1:$B$1)
- Tecnologia: Huguinho, João, Maria e Luluzinha ($A$2:$A$5)
- Marketing: Zezinho, Luizinho e Bolinha ($B$2:$B$4)
No Gerenciador de Nomes crie os seguintes nomes, conforme imagem abaixo.
Com isso teremos no Gerenciador de Nomes, as seguintes informações.
1.3 Criando a Lista Suspensa Principal
Na aba “Consulta” criaremos a Lista Suspensa Principal, isto é, aquela que não será condicionada, mas para isso utilizaremos o nome criado no Gerenciador de Nomes (Setor), como mostra o esquema logo abaixo.
1.4 Criando a Lista Suspensa Condicionada
Após criarmos a Lista Suspensa Principal, condicionaremos a célula C3 a C2, através da Lista Suspensa Condicionada, como ilustrado no esquema a seguir.
Perceba que utilizamos a função INDIRETO para apontar à Lista Suspensa Principal, $C$2. Isto significa que quando selecionarmos um setor, “indiretamente” a célula C3 retornará os funcionários dos intervalos nomeados, Tecnologia e Marketing.
Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.
Espero que tenham gostado, bons estudos!
Me ajudou muito!
Obrigado Samantha, fico muito feliz em poder compartilhar conhecimento, e ainda mais, por saber que lhe ajudou. Abs
Olá Samantha! Fico muito feliz que o artigo tenha lhe ajudado. Um grande abraço!
Muito obrigada! Já tinha procurado outros tutoriais e ajuda, mas nenhum tão fácil e claro como o seu!
Olá Laura. Fico feliz em lhe ajudar e contribuir um pouquinho. Voltarei a publicar mais novidades e desmistificar certas dificuldades, pois sempre buscarei a simplicidade para explicar assuntos que eu mesmo tive dificuldade de entender ao longo de minha experiência.
Parabéns pela iniciativa, me ajudou muito mesmo!
Muito obrigado Karina. Fico feliz que o artigo lhe ajudo!!Qualquer dúvida ou ajuda estou a disposição.
Quando se selecciona um sector, porque não actualiza automaticamente o funcionário , ou seja se mudar de setor automaticamente ele tinha de mudar para o funcionário da lista?
Olá sr. Rubens, está é outra situação, uma seleção condicional dinâmica. O post trata uma seleção condicional estática. Para tornar o processo dinâmico você pode combinar a ideia do post “Busca de Múltiplos Resultados”, http://academicosdoexcel.com.br/2017/11/04/busca-de-multiplos-resultados/
Espero que tenha lhe ajudado e um grade abraço!
EXCELENTE! A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE VI NA INTERNET!!! PARABÉNS
Muito obrigado pelo reconhecimento Diogo, em breve retomarei mais artigos sobre lista suspensa. Acompanhe-nos no facebook. Um grande abraço!
Bom dia, Sua explicação é ótima. Eu só tenho uma dificuldade, que o nome do produto que quero usar é “F560”, “F590”, “V219”. E quando tento usar este no gerenciador de nome de fórmulas, ele dá um erro. Acredito que seja por o excel confundir com a Célula F560, sei lá.
Boa Noite amigo,
Realmente o Gerenciador de Nomes entra em conflito com tais nomes, visto que existe a célula F560, por exemplo. Uma forma de contornar este tipo de problema é colocar no Gerenciador de Nomes o underline no final, e alterar a formula para o seguinte formato:
=INDIRETO(CONCATENAR($G$3;”_”))
O Excel entenderá o nome do produto F560 e de forma implícita incluirá o underline.
Espero ter ajudado!
Abraços
Olá!
Existe uma maneira de replicar/copiar a fórmula =indireto(…) para as demais células da planilha ou é preciso fazer uma a uma?
Obrigada
Bom dia Vanessa,
Existe sim a possibilidade, você teria que criar o dinamismo na numeração, por exemplo:
Indireto(“A”&LIN()), no qual a função LIN() retorna o número da linha em que se encontra o valor, caso exista um cabeçalho em sua tabela, a função Indireto ficaria, Indireto(“A”&(LIN()-1))
Espero ter ajudao.
Olá Carlos, fiz tudo que você falou , mas no final da o seguinte erro: “A fonte atualmente resulta em erro”. O que pode estar interferindo?
Olá Mariana,
Não saberia lhe responder. Pode ser falta de referência de algum campo da lista suspensa. Mas para lhe ajudar de forma assertiva me envie um e-mail.
Abs,
Muito obrigado, é difícil encontrar um guia bem explicado, as fórmulas é onde eu sempre falho, mas dessa vez eu trabalho corretamente, obrigado novamente Carlos. Saudações.
Obrigado, fico feliz por ter contribuído. Abs
Existe alguma maneira de impedir que um item da lista suspensa que já foi selecionado anteriormente, seja selecionado denovo em outra célula?
Olá Valéria
Acredito que se você montar uma novas colunas condicionais, colocando como vazio os valores já selecionados, é possível essa implementação.
Abs,
Carlos R. Roa