Lista Suspensa Condicionada

A Lista Suspensa Condicionada é uma técnica que possibilita a seleção de uma informação a partir de um outra já definida, isto é, o conteúdo de uma célula afeta as opções de escolha de uma determinada lista suspensa.

Esta técnica pode ser empregada para padronização de informações, evitando-se assim erros, e também auxilia na elaboração de fórmulas dinâmicas e interativas ao usuário.

Para explicar a técnica de Lista Suspensa Condicionada, o Acadêmicos do Excel criou um case, no qual são apresentados os funcionários de um dado setor selecionado, ou seja, caso um setor seja selecionado, somente aparecerão os funcionários do mesmo, como ilustra a imagem a seguir.

Lista_Cond

Obs.: Neste post não detalharemos a criação de uma lista suspensa, no entanto, para aprender sobre o assunto leia o post, Lista Suspensa de 3 maneiras diferentes.

1. Criando uma Lista Suspensa Condicionada

1.1 Organizando as informações

Para criarmos a nossa lista suspensa condicionada, precisaremos organizar as informações na aba “Dados”, como ilustra a imagem a seguir.

Aba_Dados

1.2 Criando intervalos nomeados no Gerenciador de Nomes

Para facilitar o nosso trabalho, criaremos 3 intervalos nomeados no Gerenciador de Nomes, são eles:

    • Setor: Tecnologia e Marketing ($A$1:$B$1)
    • Tecnologia: Huguinho, João, Maria e Luluzinha ($A$2:$A$5)
    • Marketing: Zezinho, Luizinho e Bolinha ($B$2:$B$4)

Gerenciador_Nomes1

No Gerenciador de Nomes crie os seguintes nomes, conforme imagem abaixo.

Setor-Funcionario

Com isso teremos no Gerenciador de Nomes, as seguintes informações.

Nomes_Gerenciador

1.3 Criando a Lista Suspensa Principal

Na aba “Consulta” criaremos a Lista Suspensa Principal, isto é, aquela que não será condicionada, mas para isso utilizaremos o nome criado no Gerenciador de Nomes (Setor), como mostra o esquema logo abaixo.

Esquema_Lista

1.4 Criando a Lista Suspensa Condicionada

Após criarmos a Lista Suspensa Principal, condicionaremos a célula C3 a C2, através da Lista Suspensa Condicionada, como ilustrado no esquema a seguir.

Lista_Celula_Condicao

Perceba que utilizamos a função INDIRETO para apontar à Lista Suspensa Principal, $C$2. Isto significa que quando selecionarmos um setor, “indiretamente” a célula C3 retornará os funcionários dos intervalos nomeados, Tecnologia e Marketing.

Disponibilizo logo abaixo o link do exemplo para download.

downloadEspero que tenham gostado, bons estudos!

13 thoughts on “Lista Suspensa Condicionada

    • Carlos Roberto Roa says:

      Olá Laura. Fico feliz em lhe ajudar e contribuir um pouquinho. Voltarei a publicar mais novidades e desmistificar certas dificuldades, pois sempre buscarei a simplicidade para explicar assuntos que eu mesmo tive dificuldade de entender ao longo de minha experiência.

  1. Ruben Luis says:

    Quando se selecciona um sector, porque não actualiza automaticamente o funcionário , ou seja se mudar de setor automaticamente ele tinha de mudar para o funcionário da lista?

  2. Rapifix Brasil says:

    Bom dia, Sua explicação é ótima. Eu só tenho uma dificuldade, que o nome do produto que quero usar é “F560”, “F590”, “V219”. E quando tento usar este no gerenciador de nome de fórmulas, ele dá um erro. Acredito que seja por o excel confundir com a Célula F560, sei lá.

    • Carlos Roberto Roa says:

      Boa Noite amigo,

      Realmente o Gerenciador de Nomes entra em conflito com tais nomes, visto que existe a célula F560, por exemplo. Uma forma de contornar este tipo de problema é colocar no Gerenciador de Nomes o underline no final, e alterar a formula para o seguinte formato:

      =INDIRETO(CONCATENAR($G$3;”_”))

      O Excel entenderá o nome do produto F560 e de forma implícita incluirá o underline.

      Espero ter ajudado!
      Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: